O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (SINPOL-AC) manifesta-se publicamente acerca do assassinato cometido na manhã desta segunda-feira, 09, em frente à Delegacia de Polícia Civil da 2ª Regional de Rio Branco-Acre que, tragicamente, evidencia a fragilidade do sistema de segurança pública em nosso Estado.
O fato de um crime tão grave ter ocorrido nas imediações de uma unidade policial, local que deveria ser de proteção e controle, atesta a sensação de insegurança vivida pela população.
Diante disso, é urgente atender às demandas já denunciadas por este sindicato, como o baixo efetivo de policiais civis, especialmente nas permanências, responsáveis pela proteção interna e externa das unidades. Além disso, é fundamental abordar a vulnerabilidade da segurança orgânica das delegacias, a precariedade de muitas delas e a necessidade de capacitação contínua dos servidores. Essas medidas básicas são essenciais para evitar que criminosos se sintam à vontade para agir perto de unidades policiais.
O SINPOL-AC continuará trabalhando em defesa da categoria, denunciando falhas nesse contexto e exigindo providências dos agentes do Governo do Estado para melhorar o sistema de segurança pública, visando garantir que episódios semelhantes não se repitam. Trabalhamos para que a vida dos policiais civis não fique à mercê da sorte e para que o povo acreano tenha a justiça e paz social que merece.
"União, Honra, Força e Vitória."
Rio Branco - Acre, 09 de dezembro de 2024.
Rafael Oliveira Diniz
Presidente